sexta-feira, 22 de junho de 2007

LIVROS DO FERRÉZ




CAPÃO PECADO
OS INIMIGOS NÃO MANDAM FLORES .
NINGUÉM É INOCENTE EM SÃO PAULO.
MANUAL PRATICO DO ÓDIO .

Aqui estão os livros do Ferréz este grande escritor que relata a verdadeira realidade da periferia , as laminas estão cortando os obstáculos que a favela encontra pela frente , e estamos tomando nosso espaço que é de direito , periferia é o berço do talento , infelizmente tem muita gente presa em pensamentos . salve ferréz
ELIAS O POETA DOS LOUCOS RECOMENDA

quinta-feira, 21 de junho de 2007

FAVELA PARAISOPOLIS E HELIOPOLIS , DESIGUALDADE SOCIAL E VISUAL

A desigualdade social é visivel nesta foto : de um lado a favela paraisopolis a segunda maior de São Paulo, do outro o bairro do morumbi que é habitat da classe alta de sampa , de um lado a sede de consumo e a ostentação , do outro o capitalismo vai esmagando o sonho dos mais humildes .





Viver e vencer na favela é algo fantastico para qualquer criança .


Para ser criança e crescer numa favela é preciso ser maduro. A favela é um mundo inteiro, com seus códigos, suas palavras, suas leis, sua paisagem.
Mas quem vive aqui sabe: para que a vida seja melhor é preciso movimento: primeiro a união de todos, depois juntos olhar para fora dos limites da favela. E ali encontrar parceiros.






Na favela todos os caminhos vão dar numa mesma estrada.




Na estrada das lagrimas, mas podemos mudar esse cotidiano violento , porque essa não é sua vida essa não é minha vida , chega de lágrimas , chega se sofrimento vamos nos unir para a vitoria , periferia é um grande coração mas que pela desigualdade alguns perde a razão .
Em heliopolis vive cerca de 120.000,00 mil pessoas a maior favela de São Paulo .


Olhando pra cá, curiosos, é lógico. Não, não é não, não é o zoológico, minha vida não tem tanto valor, quanto seu celular, seu computador "
Diário de um detento. Racionais.

Elias o poeta dos loucos

EMILIANO ZAPATA , REVOLUÇÃO MEXICANA


Zapata nasceu no pequeno estado mexicano de Morelos, no vilarejo de San Miguel Anenecuilco (actual Ciudad Ayala). Naquele tempo o México era dominado pela ditadura de Porfirio Díaz, que ascendeu ao poder em 1876.
A sociedade proto-
capitalista e em muitos aspectos feudal ainda era predominante no México, com grandes fazendas (haciendas) avançando sobre as comunidades indígenas independentes (pueblos); os indígenas geralmente caíam sob a escravidão por dívida (peonagem), indo trabalhar nas haciendas. Porfirio Díaz de vez em quando promovia eleições locais para pacificar os peões, mantendo-se a frente do governo nacional que havia praticamente usurpado. Díaz deu a amigos e associados os cargos mais importantes no país, e sob ordens destas pessoas, cada vez mais se concentrava a terra em propriedade de poucos.
A família de Zapata, apesar de não ser rica, mantinha-se independente. Nunca foi realmente ameaçada de pobreza, evitando a peonagem e mantendo sua própria terra (ranchero). Em gerações anteriores os Zapata haviam até mesmo sido "porfiristas", ou seja, haviam dado suporte a Díaz. O próprio Emiliano tinha reputação de andar sempre bem vestido, comparecendo a touradas e rodeios com seu elaborado visual charro. Conquanto sua extravagância normalmente o associaria ao hacendados, que controlavam as fazendas, Zapata parece ter mantido a simpatia, admiração e até mesmo adoração pelas pessoas de sua localidade natal, e assim com cerca de 30 anos a ele foi confiada uma chefia do vilarejo, posto que lhe tornou porta-voz dos interesses de Anenecuilco.
Apesar de não ser indígena puro (tinha ancestrais espanhóis e era considerado, por isso, mestiço), Zapata rapidamente se envolveu nas lutas dos indígenas do estado de
Morelos. Ele foi capaz de supervisionar redistribuições de terras em algumas haciendas, tendo dificuldades para fazer isso em outras. Zapata observou numerosos conflitos entre os habitantes dos vilarejos e hacendados, invariavelmente causados pelo roubo de terras cometido por hacendados. Numa ocasião fatídica, viu os hacendados incendiarem um vilarejo inteiro.
Por muitos anos Zapata manteve-se firme em campanha pelos direitos dos habitantes do vilarejo, primeiro através da recuperação de antigos títulos de propriedade, e depois pela pressão por atitudes sobre o governo de Morelos. Finalmente, desanimado com a falta de ações do governo e com os privilégios dados aos ricos fazendeiros, Zapata começou a fazer uso da força armada, simplesmente se apossando das terras em disputa.
A revolução de 1910
Nessa época Porfirio Díaz estava tendo que se preocupar com a candidatura de
Francisco Madero, capitalista liberal com plenas condições de removê-lo do poder e provocar mudanças genuínas nos rumos do país. Zapata fez alianças secretas com Madero.
Em
1910, as agitações finalmente decantaram na formação de bandos guerrilheiros. Zapata rapidamente assumiu um papel importante, tornando-se o general de um exército formado em Morelos (o Ejército Libertador del Sur, Exército Libertador do Sul).
Zapata foi parcialmente influenciado por um anarquista do norte do México,
Ricardo Flores Magón. A influência de Magón em Zapata pode ser sentida no Plano de Ayala (novembro de 1911), e ainda mais no lema adotado pelos zapatistas: Terra e liberdade! (Tierra y libertad!) — o título é máxima de um dos mais famosos escritos de Magón. A introdução de Zapata ao anarquismo aconteceu por obra de um professor local, Otilio Montano, que expôs a Zapata os trabalhos de Peter Kropotkin e Flores Magón no mesmo período em que o futuro líder revolucionário estava observando e tomando parte nos conflitos dos pequenos agricultores pela terra.
Díaz foi derrubado por Madero em 1911, em grande parte devido as rebeliões promovidas pelos peões. Zapata liderava os camponeses do sul e
Pancho Villa liderava-os no norte. Madero havia prometido a reforma agrária e eleições para presidente, contudo boa parte dessas promessas ficou no papel. Insatisfeito com as atitudes de Madero e com a falta de apoio ao Plano de Ayala, Zapata não pode suportar a indicação para governador de um simpatizante dos grandes proprietários, e mobilizou novamente seu exército de libertação.
Madero, preocupado, pediu a Zapata o desarmamento e desmobilização do exército. Ao que Zapata respondeu que se as pessoas não poderiam obter seus direitos então, armadas como estavam, não teriam qualquer chance quando estivessem desarmadas. Madero enviou diversos generais para tentar neutralizar Zapata, mas com pouco sucesso.
O POETA DOS LOUCOS

REVERENCIA AO REI ZUMBI


Zumbi dos Palmares, Senhor da Guerra, exemplo de LUTA, RESISTÊNCIA, VALENTIA E IDEOLOGIA!!!
Nascido em Palmares em 1655
Foi capturado e entregue a um padre chamado Antônio Melo. Nesta época havia uma lei que dizia que os negros nascidos em Palmares eram livres, por isso Zumbi não foi tratado como escravo por este padre porém foi batizado e teve seu nome trocado por Francisco.
Aos 10 anos tornou-se coroinha, aprendeu latim. O Padre, em cartas que enviara a um amigo, dizia que o menino era dotado de uma inteligência que jamais esperava que um negro pudesse ter e que bem poucas vezes havia encontrado em brancos.
Aos 15 anos Zumbi fugiu de volta para Palmares e rapidamente atingiu os mais altos postos da hierarquia Palmarina.
17 Anos - Era o " Maioral" da povoação ou mocambo que o acolhia
18 Anos (1673) - Derrotou a expedição de Antônio Jaco Bezerra, sendo elevado a "Cabo de Guerra".
22 Anos (1677) - Tornou-se General das Armas", quando derrotou a expedição de Fernão Carrilho. Logo após foi elevado ao posto de Comandante Geral das Milícias Palmarinas.
Ganga Zumba, então líder em Palmares, foi envenenado por haver assinado acordo com as autoridades coloniais. Zumbi, então, passou a ser o Lider de Palmares.
Para tirar Zumbi do caminho, os colonizadores chegaram a propor liberdade e perdão a ele e a sua família mas o Senhor da Guerra era idealista e lutava em favor de toda a sua raça. Um idealista jamais se vende. Os ataques foram intensificados mas Zumbi era estrategista habilidoso.
A fuga dos negros para Palmares crescia. Por isso contrataram Domingos Jorge Velho que fracassou na primeira tentativa. Palmares que ao longo de sua história suportara cerca de 25 ataques, desde os holandeses, em 1644 e 1645, cai após a segunda investida do coronel Domingos Jorge Velho.
Embora Zumbi tenha conseguido fugir, foi morto por André Furtado Mendonça em 20 de novembro de 1695, no seu esconderijo, denunciado por Antônio Soares, seu homem de confiança.
Morto, o Senhor da Guerra teve seu corpo mutilado por tiros e punhaladas. Teve a mão direita decepada. Foi decapitado e teve sua cabeça conduzida a Recife, onde ficou exposta no alto de um poste até se decompor totalmente.
Em memória do Senhor da Guerra, comemoramos no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra. Oxalá tenhamos TODOS a real consciência.

O POETA DOS LOUCOS

quarta-feira, 20 de junho de 2007


Zumbi nasceu livre em Palmares, Pernambuco, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado "Francisco", Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar das tentativas de torná-lo "civilizado", Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos.
Por volta de
1678, o governador da Capitania de Pernambuco cansado do longo conflito com o quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa; a proposta foi aceita. Mas Zumbi olhava os portugueses com desconfiança. Ele se recusou a aceitar a liberdade para as pessoas do quilombo enquanto outros negros eram escravizados. Ele rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi torna-se o novo líder do quilombo de Palmares.
Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o
bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares, Macaco, foi destruída e Zumbi ferido.
Apesar de ter sobrevivido, foi traído por
Antonio Soares.
Zumbi é surpreendido pelo cap.
Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos).
Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em
20 de novembro de 1695.
Teve a cabeça cortada, salgada e levada, com o pênis dentro da boca ao governador Melo e Castro. Em
Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.
Em
14 de março de 1696 o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao Rei: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares." O GRANDE REVOLUCIONARIO BRASILEIRO , ZUMBI O MAIOR DAQUI SALVE REVOLUÇÃO SALVE ZUMBI , ELIAS O POETA DOS LOUCOS


CHE GUEVARA : Ernesto Guevara de la Serna , mais conhecido como Che , nascido em Rosario , Argentina , 14 de junho de 1928 , morreu em 9 de outubro de 1967 na Bolivia , foi o maior revolucionario marxista da historia .

Che é um mito , e aqui vcs terão o prazer de saber mais um pouco da vida e estoria deste grande homem que Revolucionou a America .

ELIAS O POETA DOS LOUCOS

BATIMENTO CARDIACO DA PERIFERIA

São Paulo a grande metrópole brasileira;
São Paulo uma cidade guerreira;
Cidade grande 40 milhões de habitantes;
A maioria mal vestido, a minoria elegante;
Um menino no farol vende bala pelo pão;
A madame no seu carro fecha os vidros e diz: é ladrão!
Desigualdade social, mau distribuição de renda;
Nas escolas as crianças só vão pela merenda;
Falta amor, sobra ódio, isso gera violência;
Nostradamus também previu o fim do mundo sem clemência;
Hipocrisia e egoísmo, ambição em alta voltagem;
O ser humano se esqueceu da solidariedade;
Vejo no olhar de cada um, uma tristeza;
A maioria esquecida vive na pobreza;
Mas pobreza com Deus é abençoada;
O rico tem dinheiro, mas no coração não existe nada;
O pobre que tem fé pede a Deus e diz amém;
A fé do rico é a marca d`água em uma cédula de cem;
São Paulo de tantas diferenças de raça e classes sociais;
Nordestino, do Sul e de várias capitais;
Política, religião e futebol geram brigas e grandes alegrias
Brasil, São Paulo;Esse é o batimento cardíaco da minha periferia

TEMPO DE CRIANÇA , ME DÁ ATÉ SAUDADE

COMO É BOM SER CRIANÇA , COMO É BOM TER ESPERANÇA ,
NESTA FASE A INOCÊNCIA SUPERA A GANÂNCIA,
TEMOS MEDO DO ESCURO , NOS ASSUSTAMOS COM O BARULHO
NOSSOS PAIS SÃO SÓ ORGULHO .
ADORAMOS DOCES , PEGA –PEGA AMARELINHA , ESCONDE –ESCONDE ,
DOS PROBLEMAS ESTAMOS LONGE, NÃO TEMOS SENTIMENTO DE CULPA NÃO SENTIMOS ÓDIO, NÃO TEMOS INIMIGOS, SÓ AMIGOS EM NOSSA VOLTA, NÃO TEMOS MALICIA , NOSSOS SONHOS , NOSSAS VIDAS , AI TEMPO DE CRIANÇA , QUE SAUDADE DA MINHA INFANCIA , ME DA ATÉ UMA VONTANDE DE GRITAR : EU SOU CRIANÇA .......................................


ELIAS O POETA DOS LOUCOS

DIA 20 DE NOVEMBRO UM DIA PARA VOCÊ QUE NÃO SE ACHA RACISTA ,MAS SE REFLETIR SOBRE SUAS ATITUDES VAI VER QUE É

ESSA É PARA VCS QUE CULTUAM A IDOLATRIA DE TUDO PERFEITO ,MESMO QUE A INJUSTIÇA SOCIAL E ECONOMICA PREVALEÇAM EM PLENA FORMA , TEM MUITA GENTE QUE FALA DE INCLUSÃO SOCIAL , QUE GRANDE PIADA E IRONICA POR SINAL , PORQUE A MESMA PESSOA QUE DIZ ISSO CARREGA UM SENTIMENTO QUE ESMAGA TODOS E QUAISQUER DIREITO DE INCLUSÃO , QUE É O ATO RACISTA , QUERO QUE VOCÊS ME DIGAM SÓ UMA COISA, QUANTOS NEGROS TRABALHAM POR EMPRESAS , NAS FACULDADES A MAIORIA ESMAGADORA É DE BRANCOS , EM QUALQUER LUGAR QUE VAMOS SEMPRE O MESMO PADRÃO , QUE MUITAS VEZES A MIDIA QUE COLOCA , NAS NOVELAS AS NEGRAS A MAIORIA DAS VEZES FAZ O PAPEL DE EMPREGADA DOMESTICA , NOS PROGRAMAS DE REALITY SHOW SÓ COLOCAM NEGROS POR OBRIGAÇÃO ISSO JÁ É SER RACISTA ! , A SOCIEDADE HIPÓCRITA EM QUE VIVEMOS É EM MASSA RACISTA , TODOS OS DIAS ESTE ATO SE REPETE É EM SHOPPING , EM LOJAS ,SUPERMECARDOS , EM QUALQUER LUGAR , O NEGRO SEMPRE É DISCRIMINADO , E AINDA ESTÃO FALANDO PARA QUE FERIADO DA CONSCIÊNCIA NEGRA ? PARA QUE VOCÊ QUE SE DIZ NÃO SER RACISTA, MAS QUE FINANCIA O APARTHEID RACIAL E SOCIAL , VEJAM COM OS PROPRIOS OLHOS A FORÇA QUE TOMOU O MOVIMENTO QUE VOCÊS TANTO ODEIAM E DISCRIMINAM , CHEGA JÁ TEM MUITAS COISAS CONTRA OS NEGROS , O MURO QUE DIVIDE O NOSSO PAÍS , MOSTRAM OS DOS EXTREMOS, DE UM LADO A MINORIA MAS PREDOMINANTE CLASSE RICA E HIPOCRITA ,SOCIEDADE PADRONIZADA PELA REDE GLOBO, DE RAÇA BRANCA DE ALTA CLASSE , DO OUTRO LADO , Á MAIORIA ESQUECIDA SÓ LEMBRADA EM ELEIÇÃO OU PARA MÃO DE OBRA BARATA , SOMOS TAXADOS DE MARGINAIS , MACACOS ,ANALFABETOS E MALOQUEIROS , USAM TODO PREDICADOS QUE PODEM ,OS TERMOS MAIS PEJORATIVOS PARA NOS FERIR , QUEREM E PATROCINAM A SEGREGAÇÃO SOCIAL E RACIAL , MAS PODEM TER CERTEZA DE UMA COISA , NÃO SOMOS FRACASSADOS E TEMOS O ORGULHO DE SER DESSE OUTRO LADO, E PASSAMOS DE CAÇA ,PARA PREDADORES , PARA DERRUBAR QUALQUER PRECONCEITO E FAZER VOCÊ ,RACISTA E PRECONCEITUOSO A ENXERGAR A REALIDADE QUE ESTA A UM PALMO DE SEU NARIZ , AI VE SE DORME FELIZ, MAS NÃO ESQUECE QUE SOMOS A MAIORIA , QUANDO TODOS SE REBELAREM QUEM SERÁ QUE VAI SOBRAR! É PRECISO TER CUIDADO !!!!!!!!!!!

A ARVORE E SUAS RAIZES, A VIDA E SUAS DIRETRIZES.

QUE A TERRA SEJA BOA, POIS AQUI NÃO ESTOU A TOA.
QUE O VENTO NÃO ME ILUDE, NEM AS AGUAS DO AÇUDE.
POIS SEI QUE A CAMINHADA É DOLOROSA, VAI TER POLVORA E ALGUMAS ROSAS.
NA PRIMAVERA MEU COLORIDO VAI EXERCITAR O SORRISO DAS CRIANÇAS,
PARA QUE ELAS NUNCA DEIXEM MORRER A ESPERANÇA.
DEPOIS DO DILUVIO DE ÓDIO, OS CORAÇÕES NOBRES SUBIRAM AO PÓDIO.
É O JARDIM DA GUERRA, NASCI NESTA ESFERA, ONDE RESIDEM AS FERAS.
VI OS GALHOS SE QUEBRAREM, É MENTIRA OS QUEBRARAM POR MALDADE.
O ÓDIO AGONIZOU A PAZ, A ENTERROU E DISSE ADEUS ATÉ NUNCA MAIS.
AS FOLHAS CAIAM SOB A RELVA, MEU CORPO ESTAVA NU, EU NÃO ERA MAIS A SELVA.
ERA O ESPELHO DA DOR MISTURADA A FRUSTRAÇÃO, UMA ARVORE SEM VIDA, DERRUBADA POR UM HOMEM SEM CORAÇÃO, FALTOU AR AO MEU PULMÃO.
NUNCA SENTI O CHÃO TÃO PERTO DE MEU GALHOS, EU FUI JOGADO E PISADO, COMO FAZEM COM CIGARRO, MINHAS LAGRIMAS, ERAM COMO NUVENS PASSAGEIRAS, ERAM AS DERRADEIRAS, MAIS PESADAS COMO UM OCEANO, ERA DOR E MUITO PRANTO, E A FAUNA SÓ ME OLHAVA, COM UM OLHAR DE QUEM CHORAVA, TUDO AO MEU REDOR FICOU ESCURO, NA MINHA VIDA EU VI UM MURO, QUEM ME ADMIRAVA PARTIU, A QUEM EU LHE DAVA SOMBRA SUCUMBIU, VI MINHA VIDA PELO UM FIO,
ALIAS TUDO AQUI ESTA VAZIO, QUEM SOU EU QUEM É VOCÊ? TU UM SIMPLES HOMEM QUE SÓ QUERIA VIVER, EU UMA ARVORE, QUE QUERIA FLORESCER, SOMOS COMPLACENTES DO AMOR, MEU OBJETIVO ERA DAR FLOR E ALEGRIA, JÁ VOCÊ ERA TER UMA FAMILIA, NOSSO FUTURO ERA PROMISSOR, MAS NOSSA SERENIDADE, NOS IMPEDE DE RANCOR, SÓ FICA UMA TRISTEZA, SABER QUE DEIXARAM A VIDA PERDER A BELEZA.
CRIARAM UM MONOPOLIO DE GANANCIA, MATARAM A ESPERANÇA, ILUDIRAM AS CRIANÇAS, DETURPARAM NOSSA HISTORIA, MAS GUARDO EM MINHA MEMORIA A MINHA TRAJETORIA, SOU UMA ARVORE E VOU HONRAR MINHAS RAIZES, PORQUE O SER HUMANO JÁ ESTA SEM DIRETRIZES.


ELIAS O POETA DOS LOUCOS 22/11/2006